Lançado em 1999 pela S&P Global, o Dow Jones Sustainability Index (DJSI) é um indicador de performance financeira. Mas não "apenas" isso. Ele também foi o primeiro indicador da performance financeira das empresas líderes em sustentabilidade a nível global.

Por tudo isso ele é tido (merecidamente) como um dos mais importantes índices mundiais e ele também está incluído dentro daqueles índices que apontam boas práticas ESG (ou seja, environmental, social and corporate governance), cada vez mais observadas pelos investidores.

Segundo o próprio S&A Global: "o índice é uma forma de investidores reconhecerem a importância que as práticas de negócios sustentáveis ​​são essenciais para gerar valor para os acionistas de longo prazo e que desejam refletir suas convicções de sustentabilidade em suas carteiras de investimento".

Categorias do DJSI

Dentro do DJSI há uma série de subdivisões, ou categorias. São elas:

  • DJSI World
  • DJSI América do Norte
  • DJSI Europe
  • DJSI Ásia Pacífico
  • DJSI Emerging Markets
  • DJSI Coreia
  • DJSI Austrália
  • DJSI Chile
  • DJSI MILA Pacific Alliance

Para fazer parte desse índice, em qualquer uma dessas categorias, as empresas passam por uma série de avaliações em cerca de 600 ítens/indicadores, que ajudam a medir os critérios ESG, considerando questões ambientais, trabalhistas, sociais. Essa avaliação é feita por meio de informações públicas e também através de questionários.

O DJSI é divulgado anualmente, no mês de novembro.

Empresas brasileiras que fazem parte do DJSI

Nessa terça-feira, dia 16 de novembro, a nova carteira da DJSI World foi anunciada. Ela entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 22 de novembro, e reunirá 325 empresas de 31 países. Entre elas estão 9 companhias brasileiras. Veja quais são elas:

  • Banco do Brasil (BBAS3)
  • Bradesco (BBDC4)
  • Cemig (CMIG4)
  • Itaú Unibanco (ITUB4)
  • Itaúsa (ITSA4)
  • Klabin (KLBN3)
  • Lojas Americanas (LAME4)
  • Lojas Renner (LREN3)
  • Petrobras (PETR3/PETR4)

Vale lembrar que as empresas que compõem o índice são consideradas empresas do mercado que possuem preocupação com o meio ambiente, com a esfera social e de governança.

Veja abaixo os comunicados oficial divulgados por algumas dessas empresas em comemoração pela entrada e/ou permanência no índice:

Comunicado do Banco do Brasil (BBAS3):

O Banco do Brasil (BB) comunica que foi selecionado novamente para compor o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) da Bolsa de Valores de Nova York, nas carteiras World e Emerging Markets.

2. O BB participa da categoria Emerging Markets, ininterruptamente, desde a sua criação em 2013, e está listado na categoria World pela oitava vez, desde 2012, e foi considerado benchmark mundial, no setor "bancos", nos temas materialidade, influência política, estratégia fiscal, política e medida de prevenção ao crime, relato ambiental, relato social, e inclusão financeira.

3. O índice é revisado anualmente, abrange as maiores empresas do mundo por valor de mercado baseado no free float e tem por objetivo avaliar e levar aos investidores as melhores opções de investimento em empresas que adotam boas práticas de sustentabilidade.

4. A listagem do BB no DJSI é um reconhecimento do mercado internacional à sua atuação em sustentabilidade e à iniciativa em incorporar o tema na estratégia corporativa, gerando valor para os acionistas no longo prazo por meio de uma gestão de riscos e oportunidades associados aos fatores econômicos, ambientais e sociais.

Comunicado da Klabin (KLBN3):

A KLABIN S.A. ("Klabin" ou "Companhia"), comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que sua participação na carteira do Dow Jones Sustainability Index ("DJSI"), foi renovada na edição 2021/2022. A Companhia integra novamente o índice em duas categorias, World Index e Emerging Markets Index.

O DJSI é uma carteira teórica composta pelas ações dos líderes globais em sustentabilidade. As empresas que integram o índice são reconhecidas como capazes de gerar maior valor a longo prazo por meio de práticas sustentáveis.

Este reconhecimento reflete o compromisso da Klabin com o meio ambiente, cuidado com as pessoas e eficiência na utilização de recursos naturais. Ao compor o índice, a Companhia, líder global em sustentabilidade, confirma o seu propósito de contribuir para a construção de uma economia sustentável, priorizando a prosperidade do planeta e a criação de valor compartilhado.

Comunicado do Itaú (ITUB4) e da Itaúsa (ITSA4):

Itaúsa e Itaú Unibanco compõem novamente o Dow Jones Sustainability World Index 2021/2022 (DJSI World)

Itaúsa S.A. ("Itaúsa" ou "Companhia") comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que foi selecionada, pela 18ª vez, para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) em sua edição 2021/2022. O Itaú Unibanco, companhia investida pela Itaúsa, é o único banco latino-americano a participar da composição do índice ininterruptamente desde sua criação em 1999.

O DJSI World é composto por empresas líderes globais em sustentabilidade, representando 10% das 2.500 maiores empresas do índice S&P Global BMI com melhor avaliação em fatores econômicos, ambientais e sociais (ESG). A nova carteira reúne 325 companhias de 31 países das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania, representando 25 setores econômicos. Dessas companhias, apenas 9 são brasileiras.

Itaúsa e Itaú Unibanco, nesta edição, obtiveram a melhor avaliação nos seus segmentos de atuação nos quesitos Gestão de Relacionamento com Clientes, Reporte Ambiental e Social, Desenvolvimento de Capital Humano, Inclusão Financeira e Direitos Humanos. Adicionalmente, ambas foram selecionadas para compor a carteira do Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index.

A participação no DJSI World reflete os compromissos de longo prazo da Itaúsa e do Itaú Unibanco com a conduta ética dos negócios, transparência e no constante aprimoramento de sua performance sustentável.

Comunicado da Cemig (CMIG4):

A COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS - CEMIG ("Cemig ou Companhia"), companhia aberta, com ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri, em atendimento ao compromisso de implementar as melhores práticas de Governança Corporativa, vem a público para informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que foi novamente selecionada para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), em sua edição 2021/2022. São 22 anos consecutivos que marcam a permanência da Cemig no DJSI World desde a sua criação em 1999.

A Cemig permanece como a única empresa do setor elétrico fora da Europa a fazer parte do índice, que selecionou apenas 7 empresas do setor no mundo, dentre as 63 que foram avaliadas. Em relação ao ano anterior, a nota da Companhia melhorou 3 pontos, atingindo a pontuação máxima em 12 dos 28 temas avaliados.

O DJSI World é um índice composto por ações das maiores empresas do mundo que, em seus diferentes setores econômicos, se destacam pelo seu desempenho em sustentabilidade e a sua adaptação às tendências de mercado, sendo capazes de criar valor para os acionistas no médio e longo prazo. Anualmente, a composição do índice é renovada, sendo uma referência mundial para investidores e agências financeiras internacionais que se baseiam nesse índice para tomada de decisão em investimentos socialmente responsáveis. A nova composição do DJSI World reúne 322 empresas de vários países. Elas foram escolhidas entre 3.455 empresas pré-selecionadas de diferentes setores econômicos.

As empresas foram avaliadas por meio de um questionário e informações públicas. A seleção foi conduzida pela S&P Dow Jones Indices ("S&P DJI"), empresa especializada em gestão de ativos e na oferta de produtos e serviços relacionados a investimentos sustentáveis, sendo todo o processo auditado pela Deloitte.

Permanecer no Índice Dow Jones de Sustentabilidade por 22 anos consecutivos reitera a determinação da Cemig em prosseguir com práticas sustentáveis no seu relacionamento com empregados e fornecedores, criando valor para os seus acionistas e contribuindo para o bem-estar da sociedade.

Comunicado das Lojas Renner (LREN3):

A Lojas Renner S.A. comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que foi selecionada para compor a nova edição do Dow Jones Sustainability Index (DJSI), divulgada no dia 12 de novembro. A Companhia é a empresa de varejo com maior pontuação no mundo, alcançando 80 pontos sobre 100 no ranking, 15 a mais do que o obtido no ano anterior. O índice é referência global em sustentabilidade corporativa ao avaliar as práticas ESG das maiores companhias de capital aberto, de diferentes setores da economia.

Além disso, pela primeira vez a Lojas Renner S.A. passa a integrar o DJSI em duas categorias simultaneamente: a World Index (com mais de 320 empresas selecionadas, sendo 9 brasileiras) e a Emerging Markets Index (com mais de 100 empresas, sendo 10 brasileiras). Com a nota conquistada, a Companhia se torna a varejista melhor avaliada globalmente dentre as que compõem o índice e também a única varejista de moda brasileira presente. Este é o sétimo ano da Companhia no DJSI - em 2014, 2015 e 2016 figurou no DJSI Emerging Markets e de 2018 a 2020 entrou no DJSI World.

Este reconhecimento reforça a consistência e a relevância do compromisso da Lojas Renner S.A. com questões ambientais, sociais e de governança corporativa, dentro da estratégia de moda responsável.

Comunicado do Bradesco (BBDC):

O Banco Bradesco S.A. anuncia que, pela 16ª vez consecutiva integra o seleto grupo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), da Bolsa de Valores de Nova Iorque, compondo as carteiras Mundo e Mercados Emergentes no ciclo 2021-2022.

O Bradesco obteve a melhor performance entre os bancos privados brasileiros presentes no Índice e alcançou a sétima posição (98/100 no percentile ranking) entre os mais de 240 bancos avaliados globalmente. Nesse ciclo, apenas 24 bancos foram selecionados.

Relacionamento com o cliente, inclusão financeira, estratégia climática, direitos humanos e reporte ambiental e social foram alguns dos indicadores em que o Banco obteve a melhor nota.

Criado em 1999, o DJSI avalia as melhores práticas em sustentabilidade corporativa para as empresas que se destacam pela gestão de fatores econômicos, ambientais, sociais e de governança (ASG) de seus negócios.

As empresas participantes representam 45% da capitalização do mercado global em relação ao IMC Global da S&P (Índice de Mercado Amplo).

Esse resultado reforça o propósito da Organização Bradesco em contribuir com o Desenvolvimento Sustentável e o protagonismo da Organização em gerar valor consistente e de longo prazo a todos os seus stakeholders.