O Itaú Unibanco divulgou na última segunda-feira (09), os seus resultados financeiros referente ao primeiro trimestre de 2022 (1T22). Em suma, a companhia alcançou um lucro líquido recorrente gerencial de R$ 7,361 bilhões no período.

A partir disso, foi possível constatar uma alta de 15,1% em relação ao mesmo período de 2021. Enquanto isso, houve uma alta de 2,8% em relação ao trimestre anterior (no 4º trimestre de 2021, o resultado recorrente foi de R$ 7,159 bilhões).

Abaixo, confira os principais destaques da companhia no 1T22.

Resultados financeiros do Itaú Unibanco

Durante o 1T22, o retorno recorrente consolidado sobre o Patrimônio Líquido médio anualizado do banco (ROE) foi de 21,0% no período. A partir disso, foi possível constatar uma alta de 2,3 p.p. em 12 meses.

Apesar desse bom resultado, o Itaú ainda fecha agências físicas, e isso prejudica os clientes. Além disso, as tarifas altas também incomodam. De acordo com o balanço do banco, a receita com prestação de serviços e tarifas bancárias aumentou 11,8% em 12 meses (de abril de 2021 a março de 2022), totalizando R$ 11,1 bilhões.

Durante o período, foram fechadas 207 agências físicas no Brasil. Ao mesmo tempo, foram abertas 120 agências digitais, o que totaliza 2.834 e 315 unidades, respectivamente.

De acordo com Marta Soares, secretária de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários de São Paulo e bancária do Itaú,

"O banco continua lucrando alto, mas não investe em mais contratações ou em melhorar o atendimento aos clientes. Continua fechando unidades físicas e investindo nos canais digitais, quando sabemos que em diversas situações os correntistas precisam de atendimento presencial. O Itaú também poderia baixar as tarifas, mas continua cobrando alto pelos serviços aos clientes, assim como praticando juros altos. Os bancos são concessões públicas e deveriam promover acesso ao crédito, com juros baixos, contribuindo assim para melhorar a crise no país".

No seu relatório, o Itaú atribui, em parte, os seus resultados ao crescimento da carteira de crédito. Aconteceu uma alta de 23,9% na margem financeira com clientes. Além disso, o banco considera que o aumento da Selic trouxe impacto positivo na remuneração do capital de giro próprio e para a margem de passivos.

Já as despesas de pessoal, considerando a PLR, aumentaram 12,1% em 12 meses. E assim, chegou a cerca de R$ 7 bilhões. Dessa forma, a cobertura das despesas pelas receitas com prestação de serviços do banco (que foi de R$ 11,1 bilhões) foi de 159,35%.

Ou seja, somente com o que arrecada em tarifas cobradas dos clientes, o banco paga mais de 1 vez e meia, toda a sua folha de pessoal. Ao final do 1T22, a holding tinha 88.260 empregados no Brasil, com uma abertura de 3.845 postos de trabalho em 12 meses.

Porém, segundo o Itaú, o saldo se deve ao aumento no número de assessores de investimentos e a contratações para a área de TI. A intenção é acelerar o processo de transformação digital.

"Vemos que o Itaú teve saldo positivo de empregos, mas essas novas vagas ainda são insuficientes para atender a demanda de clientes. Os bancários do Itaú estão sobrecarregados e adoecendo pela cobrança exagerada pelos resultados. Além disso, as vagas abertas são para a área de TI, e não para as agências físicas, e reforçamos que usuários e correntistas precisam que o banco também invista em atendimento presencial", finaliza Marta Soares.