Com o avanço das criptomoedas no mundo financeiro, muitas instituições estão começando a oferecer a opção de compra das criptos pelos seus sistemas. Essa modalidade auxilia o investidor na compra desses ativos.

E agora, o Nubank está lançando o Nubank Cripto, uma solução prática para comprar e vender criptomoedas direto no aplicativo. As moedas digitais cresceram no Brasil em 938% no ano de 2021, de acordo com dados da B3 (Bolsa de Valores brasileira) e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Já ao redor do mundo, esse aumento foi de 881%.

Então, vamos entender melhor o que é o Nubank Cripto e como funciona esta nova modalidade da fintech.

O que são criptomoedas e como funcionam?

Criptomoeda é o nome genérico para se referir às moedas digitais descentralizadas. Criadas em uma rede blockchain, suas informações e seus dados ficam protegidos a partir de sistemas avançados.

Diferentemente das moedas tradicionais (como o real e o dólar, por exemplo), as criptomoedas só existem na internet. Elas são consideradas descentralizadas porque não há um órgão ou governo responsável que tenha o controle das emissões e outras operações para essas moedas. São os próprios usuários que cuidam desses trâmites.

Entre as principais criptomoedas que existem hoje está o bitcoin (BTC), conhecido como o "ouro das criptos". Mas há centenas delas e a tendência é que o número cresça cada vez mais nos próximos anos.

Para que servem as criptomoedas?

Parecidas com as demais moedas, as criptos podem ser usadas no pagamento de produtos e serviços. Mas para isso, é preciso que o fornecedor ou estabelecimento aceite essa forma de pagamento.

Apesar disso, a maior forma de uso das criptos hoje é para a rentabilidade dos investidores, já que eles acreditam na valorização delas no mercado financeiro. Elas também são resultados de aplicações de tecnologia que podem fazer com que outros setores tenham mudanças, como é o caso da saúde, educação, entretenimento, comércio e tantos outros.

Um ponto muito importante para se levar em consideração são os riscos que as criptomoedas oferecem, pois elas são consideradas muito voláteis. Isso significa que elas têm uma oscilação em seus valores muito forte.

O que é o Nubank Cripto?

O Nubank Cripto é a nova modalidade do Nubank para que seus clientes possam comprar e vender as moedas digitais dentro de seu aplicativo. Porém, a função ainda está em fase de testes e a empresa indica que será liberada aos poucos para seus usuários.

O que já se sabe, porém, é que será possível realizar a compra de bitcoin e ether (da rede Ethereum). Hoje, as duas são as maiores e mais sólidas criptomoedas do mundo e o valor inicial de compra será a partir de R$ 1. Com isso, o investidor pode comprar "pedacinhos" desses ativos, não necessitando comprar unidades inteiras de criptomoedas.

Quando será possível comprar criptomoedas pelo app?

A empresa está trabalhando para criar o Nubank Cripto que seja simples e fácil para seus clientes. Neste lançamento, o Nubank está com parceria da Paxos, uma exchange especializada em criptomoedas.

Como comprar criptomoedas no app do Nubank?

Assim que o Nubank Cripto estiver disponível no app, basta seguir os seguintes passos para comprar criptomoeda:

  1. Abra o aplicativo do Nubank e clique em "Cripto";
  2. Selecione a criptomoeda que deseja comprar;
  3. Leia e aceite os Termos e Condições (isso será exigido apenas na primeira compra);
  4. Digite sua senha;
  5. Escolha sua criptomoeda;
  6. Digite o valor que você quer investir;
  7. Após conferir o valor, clique em "confirmar compra";
  8. Digite sua senha novamente;
  9. Pronto! O valor será descontado da sua conta do Nubank e você já será um investidor de criptomoedas.