Muitas pessoas tem pavor de ir até um agência de banco, quando pensam nas filas longas e demoradas. E a situação piora quando não conseguem sacar dinheiro quando estão em uma cidade do interior que não tem agências. Diante disso, o correspondente bancário pode ser um profissional que pode intermediar a situação e descomplicar os processos. Confira abaixo, o que são os correspondentes bancários e quais os serviços que eles oferecem.

O que é um correspondente bancário?

Em suma, um correspondente bancário é aquele comércio que ganha recebe boletos, as lotéricas, além das empresas que ofertam crédito, ou uma unidade dos Correios no qual você conseguia abrir uma conta. Ou seja, pessoas jurídicas contratadas por instituições financeiras, para ofertar alguns dos seus serviços ao público.

A primeira vista, pode parecer custoso às instituições financeiras, contratar alguém para ofertar serviços que são de sua responsabilidade. Entretanto, o valor pago ao correspondente é muito vantajoso, quando comparado aos gastos com a manutenção de agências físicas.

Além disso, os serviços financeiros tem uma maior abrangência. É dito isso, pois é mais simples e barato ter um correspondente em uma cidade pequena, ou de interior, do que abrir uma agência. Paralelo a isso, quanto mais perto do cliente, menor é a distância que esse precisa percorrer, e mais desafogadas ficam as agências maiores.

Sendo assim, o correspondente bancário realiza atividades mais simples e importantes para a população. Tais como pagar boletos, abrir contas, receber benefícios do governo, dentre outros.

Quais são os serviços prestados?

Em suma, a pessoa jurídica que atua como correspondente bancário precisa seguir as normas do Banco Central, que se encontram na Resolução 3.954. O documento também especifica quais os serviços que o profissional pode oferecer.

Dentre eles, estão o recebimento de pagamentos, cobranças, operações cambiais, solicitação de empréstimos, e de abertura de conta, entre outros. Confira abaixo, alguns serviços destacados no texto da Resolução:

  • Recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos à vista, a prazo e de poupança zeladas pela instituição que contratou;
  • Realização de recebimentos, de pagamentos e de transferências eletrônicas, que tem como objetivo, fazer a movimentação de contas de depósitos de titularidade de clientes mantidas pela instituição contratante;
  • Recebimentos e pagamentos de qualquer natureza, e outras atividades decorrentes da execução de contratos e convênios de prestação de serviços que a instituição contratante oferta com terceiros;
  • Recepção e encaminhamento de propostas de fornecimento de cartões de crédito de responsabilidade da instituição contratante;
  • Realização de operações de câmbio de responsabilidade da instituição contratante, observado o disposto no art. 9º.

Por fim, o correspondente bancário pode oferecer todos, ou apenas alguns desses serviços. Ou seja, ele não é obrigado a prestar todos eles.