A Odontoprev (ODPV3) informou nesta quinta-feira, 28 de abril, que foi concluído o programa de recompra de ações iniciado em outubro de 2021, bem como anunciou aprovação de uma nova rodada de recompra de papéis de emissão da companhia listados na Bolsa de Valores (B3) - saiba mais abaixo.

O comunicado sobre os eventos da recompra de ações ocorreu um dia após a aprovação de dividendos e divulgação de resultados trimestrais, relativos ao período de janeiro a março de 2022 (1T22).

"O objetivo da Companhia é o de maximizar a geração de valor para os acionistas, dado que, na visão Odontoprev, o valor atual das ações não reflete os fundamentos do modelo de negócios, ativos e perspectiva de retorno futuro", disse a Odontoprev sobre a nova operação.

Sobre a Conclusão do Programa de 2021

A Odontoprev disse que o programa de recompra de ações de 2021 previa a recompra de até dez milhões de ações e foi integralmente cumprido. O custo médio de aquisição foi de R$ 11,98 por ação.

Dessa forma, após a operação, hoje a Odontoprev possui um total de 6.697.340 de ações em tesouraria, equivalentes a 2,4% das ações em circulação e 1,2% do capital social da companhia.

Odontoprev anuncia nova recompra de ações

O Conselho de Administração da Odontoprev aprovou um novo programa de recompra de ações da companhia, em total de até 18 milhões de papéis negociados na B3 sob o código ODPV3. O montante representa 6,5% do total de ações em circulação no mercado atualmente.

Segundo o documento divulgado, as aquisições objeto do novo Programa de Recompra poderão ser feitas no prazo de até dezoito meses, iniciando em 29 de abril de 2022 e fechando no dia 30 de outubro de 2023.

A Diretoria da Odontoprev é quem definirá o momento adequado para as compras. Toda a operação vai acontecer na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), com as ações a preço de mercado. Para intermediar o programa, foi contratado o banco Bradesco.

Cotação das ações da Odontoprev (ODPV3)

Pelos registros, é possível observar que as ações da Odontoprev (ODPV3) entraram em intensa queda na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) desde janeiro de 2020, pouco antes do início da pandemia da covid-19. Nos últimos doze meses, a baixa é mais de 20%.

Segundo a central da Odontoprev, foi aprovado um programa de recompra de ações, inicialmente, em 30 de março de 2021 que foi concluído no dia 28 de outubro. A partir de então, a empresa deu início a mais uma rodada de recompra para tentar impulsionar a ODPV3 - que seguiu em queda, como pode ser visto abaixo:

Desempenho de baixa da Odontoprev (ODPV3) nos últimos meses. - Reprodução/Google.
Desempenho de baixa da Odontoprev (ODPV3) nos últimos meses. - Reprodução/Google.