A Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu, ou Tambasa Atacadistas, fez à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de registro de IPO, sigla para "Initial Public Offering", operação feita por empresas que desejam abrir capital e listar ações na Bolsa de Valores.

Desta forma, a Tambasa pode ser mais uma empresa a ser listada no país com estreia na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Segundo os registros da CVM, a última estreante após IPO foi a Oncoclínicas em agosto.

Agora em dezembro houve a abertura de capital do Nubank, que estreou na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) sob o código NU. No Brasil, de forma simultânea, o banco digital listou seus Brazilian Depositary Receipts (BDR) de ticker NUBR33.

Tambasa prepara IPO primário e secundário

Segundo o documento registrado na CVM, a minuta do prospecto preliminar, a Tambasa Atacadistas está preparando um IPO (Oferta Pública Inicial) com distribuição primária e secundária de ações do tipo ordinária.

Como regra, a oferta primária traz aos cofres da empresa os recursos levantandos no IPO porque as ações vendidas estão sob sua titularidade. Já na oferta secundária alguns acionistas da companhia colocam uma fatia à venda ao mercado e assim embolsam o dinheiro.

A Tambasa vai listar suas ações, sob o código TBTB3, no segmento Novo Mercado, que exige altos padrões de governança corporativa, sendo que o contrato junto à B3 para isso acontecer será celebrado em breve.

Em matéria exclusiva, o Brazil Journal teve acesso à informação de que o IPO da Tambasa deve ocorrer no início de 2022, podendo levantar mais de R$ 2 bilhões.

Apesar de ainda não haver projeções financeiras oficiais, a Tambasa anuncia pelo documento enviado à CVM que pretende usar a maior parte dos recursos líquidos que captar na oferta primária para pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas atuais. Veja abaixo o que a companhia fará após o IPO:

  • Pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas atuais (65% dos recursos líquidos);
  • Expansão da capacidade instalada no atacado por meio da compra de equipamentos e estoque (26%); e
  • Expansão da base de lojas no atacarejo e investimento em plataforma digital e serviços financeiros (9%).

Sobre a Tambasa, 3ª maior atacadista do país

A Tambasa é considerada hoje a terceira maior empresa no segmento de atacado distribuidor do Brasil, em termos de receita bruta consolidada. Segundo o ranking da ABAD de 2021, a Tambasa só fica atrás do Atacadão e do Grupo Martins.

Tambasa - Divulgação.
Tambasa - Divulgação.

A história da Tambasa começou com um mineiro de 20 anos, chamado Miguel Bartolomeu, sapateiro, o visionário vendeu vários tipos de produtos, de café em 1915 a tecidos, botões e aviamentos em 1936. Anos mais tarde, em 1949 surge a empresa "Casas Miguel Bartolomeu Ltda" que passou a operar no varejo e atacado e que foi remodelada para "Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu" na década de 60.

Com mais de 70 anos de atuação no mercado, a Tambasa opera nas linhas de atacado e atacarejo com um vasto portfólio de produtos com mais de 29 mil itens de diversas linhas, como artigos para campo, materiais de construção, artigos para lar, proteção e segurança, produtos automotivos para 2 e 4 rodas, bazar, produtos para pet e serviços veterinários, higiene e limpeza, dentre outras. Entretanto, a companhia não vende alimentos.

A empresa conta com uma forte operação logística, tendo uma base com 782 caminhões e 100 mil m² de capacidade de armazenamento total - estrutura que faz a Tambasa ter alcance nacional, com entregas para 95% das cidades do Brasil.

Segundo o site oficial, a Tambasa tem duas filiais em Minas Gerais, uma na cidade de Contagem e outra em Montes Claros, e 4,1 mil representantes pelo país.

"A maioria dos nossos clientes na operação atacadista incluem desde operações de pequenos varejistas que compram produtos fracionados da Tambasa, englobando também varejistas de médio e grande porte, e até mesmo distribuidores regionais.

Apresentamos uma operação logística com alcance nacional, com centralização do controle de armazenamento e grande diferencial advindo da venda fracionada de produtos", explica a Tambasa pelo documento do IPO.

Resultados financeiros

No segmento atacado distribuidor, o forte da empresa, a receita líquida da Tambasa cresceu de R$ 2,6 bi em 2019 para R$ 3,4 bilhões em 2020. Nesse intervalo, o lucro líquido da empresa saltou de R$ 655,6 milhões para mais de R$ 1 bilhão, conforme pode ser visto na tabela mais abaixo.

Tendo encerrado o ano de 2020 com patrimônio líquido de R$ 943 milhões, a Tambasa possui hoje uma dívida total de R$ 1,7 bilhão da qual um valor de R$ 1,376 bi é relativo a dividendos e JCP dos atuais acionistas.

Créditos: Reprodução Tambasa/CVM
Créditos: Reprodução Tambasa/CVM
- Veja a minuta do prospecto preliminar do IPO da Tambasa na íntegra.