Aquele momento tão esperado do ano chegou: o Google acaba de divulgar a lista dos termos mais pesquisados em 2021 no Brasil e no mundo e adivinha só: várias curiosidades podem ser conferidas.

Em abril, por exemplo, curiosamente, a brincadeira de criança "amarelinha" atingiu seu pico histórico de busca no Brasil, enquanto "elástico" teve o dobro de pesquisas em relação a março. Tempo sobrando no lockdown?

Vai saber né?! O fato é que a partir dessas listas podemos saber também quais foram as principais tendências relacionadas aos investimentos, economia e finanças. Vamos conferir?

Brasileiros queriam saber como fazer pix

No item "Como fazer", uma das maiores buscas dos brasileiros foi relacionada ao Pix, novo sistema de pagamento e transferências, lançado no fim de 2020. Buscando se adaptar às novas tecnologias, os brasileiros procuraram saber como utilizar a ferramenta digitando "como fazer pix".

E vale destacar: "como fazer um pix nubank", "como fazer um pix bradesco" e "como fazer um pix banco do brasil" foram os termos relacionados mais utilizados.

Além disso, pesquisas relacionadas ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil também estiveram em alta. "Como fazer o cadastro do Auxílio Brasil" e "Como fazer o recadastramento do Auxílio Emergencial" estão em 7ª e 8ª colocação.

Outra busca, ainda no item "Como fazer", foi a prova de vida pelo celular. Em meio à pandemia, aposentados e pensionistas aparentemente não queriam perder seus direitos aos benefícios do INSS.

Confira a lista completa abaixo:

Já no item "Quanto custa", entre algumas buscas curiosas como "quanto custa um cilindro de oxigênio", "quanto custa um implante dentário" e "quanto custa uma lipo" a maior busca relacionada a economia, investimento e finanças, foi: "Quanto custa 1 bitcoin", em 7º lugar. Em 10ª colocação, estava a pesquisa "Quanto custa a grama de ouro".

Aparentemente muitos brasileiros estiveram sem fôlego, mas querendo dar uma repaginada no sorriso e eliminar de forma fácil os quilinhos que foram acumulados na pandemia. Mas muitos não apenas se tornaram investidores como também buscaram diversificação da carteira. Confira a lista completa abaixo:

Outra questão curisosa é que desde 2005 não se buscava tanto sobre doação de alimentos no Brasil, como aconteceu em abril de 2021, mostrando que apesar das dificuldades os brasileiros são sempre solidários.

No mundo, bitcoin e NFTs renderem buscas

Ao longo de 2021 o mundo buscou novas oportunidades de empreendedorismo, pesquisando como abrir um negócio mais do que como conseguir um emprego. Isso mostra que, em tempos de diminuição das oportunidades e com a economia retraída, muitos tiveram que começar seus próprios negócios para sobreviver.

Outro fato curioso: em fevereiro, o mundo pesquisou como comprar bitcoin mais do que como comprar ações. E quem comprou se deu bem, hein?! Entre fevereiro e abril de 2021, o bitcoin teve uma alta de 173% no seu preço, chegando, no dia 14 de abril, aos US$ 63,5 mil pela primeira vez na história.

"Como criar NFT" foi outra busca muito realizada em março de 2021. Embora exista desde 2014, o token não fungível (NFT) virou manchete este ano quando um tweet foi vendido por US$ 2,9 milhões. Outra busca desse período, foi o Canal de Suez, já que um navio gigantesco encalhou na passagem estreita localizada no Egito, afetando a economia do mundo inteiro e até desabastecendo alguns países.

Além disso, aparentemente, em março muitas pessoas andaram se mudando. E não apenas isso, mas se mudando com plantas. Ou pelos menos foi o que muitas pessoas buscaram. Mais do que "Como fazer mudanças com crianças" e "como fazer mudança com animais". Reflexos da pandemia, quando passamos a cultivar mais plantinhas em casa?

E, como temos destacado em algumas matérias aqui no Poupar, o mundo está mais preocupado com o meio ambiente, inclusive os investidores mais jovens que têm olhado para as empresas buscando cada vez mais pelas práticas ESG. A comprovação disso está no fato de que buscas por "como conservar", "impacto das mudanças climáticas", "sustentabilidade", "mudança climática é causada por humano" e "comer menos carne ajuda na mudança climática" também estiveram em alta no mundo o ano todo.

Mas muitos também aplicaram seu dinheiro em casamentos, viu?! Ou melhor, em "micro casamentos". Uma das buscas mais realizadas foi "Quantos convidados constituem um micro casamento?". E apenas para que você saiba, a resposta é até 50 pessoas.

Outros preferiram escolher destinos para viajar e contaram com uma ajudinha do Google, principalmente a partir de junho, quando algumas fronteiras começaram a ser reabertas e quando o hemisfério norte vivia sua temporada de férias de verão. A pesquisa feita com mais frequência nesse sentido foi "para onde posso viajar". Justo né? Já que nem todos os países estavam recebendo turistas.

Mas em setembro o mundo voltou a focar o mercado financeiro e então o won sul-coreano foi a moeda que mais interessou o mundo. E no mês seguinte, parece que o mundo estava preocupado com quedas, já que em outubro, "caiu hoje" foi uma tendência de busca. Bolsas, ações, investimentos, rendimentos, tudo esteve meio que caindo esse ano mesmo, né? (alguns desses itens não valem para o Elon Musk, é claro, que se tornou o primeiro trilionário - em reais - do mundo).

Então, esse foi um resumo do que rolou em 2021. Se você quiser conferir mais detalhes, clique aqui. Mas responda aí: você também andou pesquisando alguma dessas coisas em 2021?