Estamos na semana em que acontece a black friday - realizada nessa sexta-feira, 26 de novembro - e como já era de se esperar, as buscas por alguns produtos vêm aumentando nas últimas semanas. Os dados refletem alguns dos produtos mais desejados dos brasileiros.

Entre os mais procurados, está, adivinhe só: o iPhone 13 da Apple, é claro. Porém, chama a atenção o fato de que nem só de eletrônicos - como constumava ser em outros anos - é feita a lista dos mais desejados dessa black friday 2021. Na verdade, alguns itens bem mais comuns (e em geral baratos) tamém estão figurando nas buscas.

Quer um exemplo? Tênis. Sim, o calçado teve uma alta de 175% nas buscas recentemente e, segundo alguns especialistas, isso reflete bastante o cenário econômico atual vivido pelos brasileiros.

Inflação impacta nas buscas

A alta nos preços de itens básicos como a alimentação e os combustíveis, sem falar de algumas contas como a energia elétrica, fez com que itens que antes eram comprados em qualquer época do ano, agora sejam buscados em momentos de promoções.

Pesquisas divulgadas recentemente já apontavam para isso. Um levantamento da Câmara Nacional dos Dirigentes e Logistas (CNDL), por exemplo, realizada entre os dias 18 e 26 de outubro e compartilhada em meados de novembro, já apontava que 57% dos consumidores pretendiam participar do evento. No ano passado, a mesma pesquisa apontava para um percentual de 64,4%.

Além disso, a pesquisa desse ano mostrou também que dentre os 14% que afirmaram que não iriam participar, 29% apresentou como justificativa a falta de dinheiro, 21% o desemprego e 18% o cenário econômico pouco favorável além de dívidas.

Entretanto, mesmo entre aqueles que pretendiam participar, 30% acreditavam que iriam comprar menos itens esse ano e que as compras seriam feitas para aproveitar os preços já pensando no Natal. Além disso, 23% disseram que estão com contas atrasadas mas que, mesmo assim, iriam comprar alguma coisa.

Itens mais desejados

Essa pesquisa do CNDL já apontava que entre os produtos mais desejados pelos consumidores estavam:

  • roupas (38%);
  • calçados (29%);
  • eletrodomésticos (27%);
  • celulares/smartphones (24%); e
  • artigos para casa (24%).

Conforme veremos abaixo, os dados fornecidos pelo Google a respeito das buscas feitas nos últimos dias, confirmam essas tendências.

Os campeões nas buscas

Os produtos associados ao termo Black Friday que apresentaram maior crescimento de buscas no Google entre os dias 7 a 13 de novembro, em comparação com a semana anterior, foram:

  • Nintendo (+326%)
  • Tênis (+175%)
  • Perfume (+135%)
  • Games (+131%)
  • Notebook gamer (+130%)
  • PSN (+107%)
  • iPhone 13 (+106%)
  • Caixa de som (+103%)
  • Monitor (+103%)
  • Fraldas (+102%)
  • Roupas (+90%)
  • Livros (+89%)
  • Cadeira gamer (+88%)
  • TV Smart (+86%)
  • Smartphone/Celular (+86%)

Buscas relacionadas a alimentação têm um salto

Além disso tudo, uma rápida exploração na ferramenta Google Trends nos mostra que as buscas que relacionam a black friday com alimentação também tiveram um crescimento muito grande. No caso da cadeia de restaurantes de fast food McDonald's, por exemplo, a elevação chega a ser de 900%.

Também se encontram entre os mais procurados as redes Burguer King e Subway. A imagem abaixo mostra um pouco desses resultados:

Créditos: Reprodução/Google Trends
Créditos: Reprodução/Google Trends

E esse é outro item que mostra reflexos do cenário econômico. Ainda que essas redes oferecessem promoções e descontos em outros anos também, a alta nas buscas surpreende pois constata-se que, sim, os brasileiros estão buscando descontos em alimentos, inclusive na Black Friday.

E você, vai participar dela esse ano? Ou faz parte do grupo que não pretende comprar nada em 2021?