O COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) mais uma vez elevou a taxa básica de juros da economia, ficando então em 9,25% ao ano. É a sétima alta consecutiva no ano de 2021. No dia 8 de dezembro de 2021, o COPOM decidiu subir de 7,75% para 9,25% ao ano. A alta pode afetar alguns investimentos, porém, existem ações boas pagadoras de dividendos que superam a taxa Selic.

Mas você sabe o que é e o que faz a taxa Selic? Confira mais sobre o assunto.

7 empresas que pagam dividendos acima da taxa Selic

O que é a Taxa Selic?

A taxa Selic, ou conhecida apenas como Selic, é a taxa básica de juros da economia. A cada 45 dias, o COPOM se reúne para decidir quais rumos a Selic tomará, sendo um assunto muito aguardado no país inteiro, já que ela mexe diretamente com as companhias que têm ações na B3 (Bolsa de Valores brasileira).

Mas o que significa Selic?

Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é um programa virtual onde compram e vendem os títulos do Tesouro Nacional todos os dias por instituições financeiras.

Apenas o Banco Central, e as instituições financeiras são autorizadas a negociar os títulos nesse ambiente. Isso significa que pessoas comuns não têm acesso a essas negociações.

Com isso, a Selic está ligada aos juros dos títulos públicos oferecidos pelo governo em meio a esse sistema.

Dividendos acima da Selic

Desta maneira, os rendimentos dos dividendos acima da taxa de juros são ótimas alternativas para muitas empresas, já que os investidores detêm uma garantia de retorno , mesmo com seus possíveis ganhos com a performance da ação.

Confira quais são as 7 ações que pagam dividendos acima da taxa Selic:

1 - CSN Mineração (CMIN3)

Mesmo que a produção de minério esteja enfrentando fortes quedas nos preços, existem expectativas para que as ações da CSN Mineração tenham altos rendimentos de dividendos aos seus acionistas. Isso acontece porque a companhia é uma forte geradora de caixa.

2 - Cyrela (CYRE3)

No terceiro trimestre de 2021, a companhia Cyrela, que tem seu setor voltado à construção, apresentou solidez nos dados de venda e lançamentos. Por esse motivo, os analistas estimam bons desempenhos para os próximos meses de 2022.

3 - Engie Brasil (EGIE3)

Engie Brasil é a maior operadora privada de energia elétrica do Brasil, onde é protagonista no mercado financeiro pelo fato da sua capacidade de proteção dos efeitos hidrológicos adversos, junto com sua diversificação de portfólio.

4 - Bradesco (BBDC4)

No período em que o banco não distribuiu dividendos para seus acionistas, o Bradesco (um dos maiores bancos do Brasil), acumulou uma quantia expressiva de capital. Desta forma, estima-se que a instituição pague 10,6% em dividendos.

5 - Taesa (TAEE11)

Por ser considerada uma das maiores companhias de transmissão de energia elétrica do país, a Taesa, está configurada para continuar com a distribuição de 100% de payout (índice de distribuição de dividendos).

6 - Porto Seguro (PSSA3)

A Porto Seguro, uma das maiores seguradoras privadas, é bastante procurada pelos investidores de longo prazo. Sua porcentagem de pagamento de dividendos é de 9,6% em 2022 para seus acionistas.

7 - Copel (CPLE6)

A Copel, geradora, distribuidora e comercializadora de energia elétrica, estima uma alta de pagamento de dividendos para o ano que vem, em 9,6% para seus acionistas.