Entre os ítens que mais vêm pesando no bolso dos brasileiros em 2021, em função das elevações de preços, está o gás de cozinha, utilizado diariamente pela maior parte da população para preparar alimentos. Para se ter uma ideia, após o último ajuste determinado pela Petrobras no início de outubro, em algumas regiões do país o botijão já está custando mais de R$ 130,00.

E não há muito o que fazer, não é mesmo? Quando o gás termina, mais cedo ou mais tarde será necessário comprar outro. Ou será que há algo que se possa fazer para diminuir o consumo e fazer com que um botijão dure um pouco mais? A resposta é sim. Veja abaixo algumas medidas simples que podem te ajudar.

Como economizar gás de cozinha?

O tempo de duração de um botijão varia muito de acordo com o uso, mas, com as dicas certas sobre como economizar gás de cozinha, é possível torná-lo ainda mais durável. Veja só:

1. Evite abrir o forno

Sabemos que pode ser difícil resistir à tentação de abrir o forno de tempos em tempos para saber como está o alimento. No entanto, quando o forno é aberto ele demora um pouquinho para voltar à temperatura em que estava e isso faz com que ele gaste mais gás.

2. Planeje suas refeições

Uma boa dica, se for possível para você, é reservar um dia para planejar e cozinhar as suas refeições da semana. Isso é benéfico não só para diminuir o tempo de uso do fogão e economizar gás de cozinha, mas também torna o dia a dia muito mais prático. Além disso, você pode organizar um cardápio escolhendo alimentos que levem menos tempo para serem preparados. Isso também vai te ajudar a diminuir o consumo de gás.

3. Mantenha o fogão limpo

A chama do fogão está laranja ou amarelada? É sinal de que as bocas estão sujas ou com mau funcionamento. Nesses casos, o fogão precisa se esforçar mais para dar conta, gastando mais gás, sabia? Então manter o fogão e as bocas limpas é importante para evitar gastos desnecessários.

4. Use a panela de pressão quando possível

Embora muitas pessoas tenham medo de usar a panela de pressão, aprender a utilizá-la pode ajudar você a economizar gás, já que ela cozinha os alimentos em menos tempo.

Além disso, uma boa dica, no caso de grãos como feijão e grão-de-bico, é deixá-los de molho por, pelo menos, 12 horas. Dessa forma, os grãos ficam mais macios, acelerando o processo de cozimento e diminuindo o tempo de uso do gás.

5. Evite a passagem de vento

Se na sua cozinha tem uma janela que permite a passagem de vento diretamente para o seu fogão, vale a pena fechá-la enquanto cozinha. Isso porque o vento diminui a potência das chamas do fogão, exigindo mais tempo para que a panela atinja a temperatura ideal.

6. Conheça o seu fogão

Geralmente, podemos utilizar um fogão por vários anos sem problemas. Porém um fogão velho pode ter bicos entupidos e dificuldade de acender as chamas, propiciando o escape de gás.

Vale lembrar que, além de gastar mais GLP do que o necessário, o escape do gás de cozinha pode colocar a sua segurança em risco.

7. Cozimento a vapor

Que tal aproveitar o cozimento de um alimento que está na panela para colocar uma escorredeira metálica em cima e já cozinhar outros alimentos no vapor, como os legumes? Assim, você gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar uma quantidade muito maior de alimentos!

8. Use bocas do fogão adequadas

Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício do seu gás de cozinha - evite, a menos que esteja com muita pressa. E o contrário também é válido, viu?! Deixar uma panela grande em uma boca pequena também pode fazer com que ela leve mais tempo para aquecer e gaste mais gás.

9. Tampe as panelas

Panelas tampadas aproveitam mais a chama, cozinhando mais rápido, já que o calor não se dissipa para o ar. Já em panelas abertas acontece justamente o contrário.

10. Corte os alimentos em pedaços menores

Como você pôde perceber, o tempo de uso é determinante para a economia de gás. Por isso, saiba que, quanto menor o corte do alimento, menos tempo ele levará para ser cozido e menos gás ele irá gastar.

Outras alternativas

Além das alternativas que buscam diminuir o consumo do gás, muitos são os brasileiros que vêm recorrendo a outras alternativas na hora de cozinhar. Uma opção, por exemplo, são os fogões a lenha. Para alimentá-los porém, também é necessário ter acesso à lenha e sempre vale a pena colocar no papel para ter certeza do que sai mais barato. Se você tiver que comprar lenha com muita frequência, por exemplo, vale a pena ver quanto dura um saco de lenha, quanto ele custa e comparar com o valor do botijão e com o tempo que um botijão dura em sua casa.

Além disso, também é importante estar alerta com o fogo, afinal um descuido pode resultar em um incêndio. O alerta se torna ainda mais importante quando se opta por utilizar um fogão ou um equipamente feito de forma mais artesanal e caseira, como também é possível ver na internet e nas redes sociais.

Além disso, é possível utilizar como alternativa alguns equipamentos elétricos, como chaleiras, panelas, fornos, etc, entretanto, a energia elétrica também não está barata e isso precisa ser levado em consideração. Será que é a melhor época para gastar mais energia?

E aí, aprendeu como economizar gás de cozinha? Esperamos ter te ajudado. E se gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais para ajudar mais pessoas!

Com informações Copagaz.