A Lopes Brasil (LPSB3) anunciou nesta sexta-feira, 20 de agosto, que passou por aprovação em reunião do conselho de administração um programa de recompra de até 5 milhões de ações emitidas pela companhia. O objetivo é, segundo o documento divulgado, recomprar certa quantidade de papéis para que seja feita uma "aplicação eficiente dos recursos disponíveis em caixa de modo a maximizar a geração de valor ao acionista por meio da alocação de capital da empresa, em razão do desconto atual das ações no mercado".

Também segundo o documento divulgado, as compras das ações serão realizadas por uma das controladas da Lopes, a LPS São Paulo - Consultoria de Imóveis. Como mencionado acima, o limite será de 5.000.000 de ações emitidas pela controladora, do tipo ordinária, que compreende uma fatia de 3,39% da Lopes Brasil.

Lopes usará reservas de capital; acionistas receberão proventos maiores

Por meio da controlada LPS São Paulo, a Lopes Brasil irá recomprar ações usando recursos existentes nas reservas de capital da companhia. Conforme o comunicado, o montante a ser usado no programa de recompra será retirado de saldo de conta de lucro obtido no atual exercício, bem como no período de 23 de agosto de 2021 a 23 de fevereiro de 2023, isto é, o prazo de liquidação é de até 18 meses.

O objetivo da operação é gerar valor aos acionistas, que viram um desconto nas ações da empresa no mercado. Além disso, após a operação, haverá um maior retorno financeiro aos sócios por meio de proventos, já que "as ações adquiridas são retiradas de circulação e o montante que possivelmente vier a ser destinado aos dividendos e juros sobre o capital próprio passa a ser distribuído a uma quantidade menor de ações", segundo a companhia. Outro benefício a ser gerado aos acionistas da Lopes é um aumento na participação no capital social da companhia em caso de cancelamento de ações.

Segundo a Lopes, as ações recompradas poderão ter vários destinos, como envio à tesouraria e/ou uso em pagamento de participação nos lucros ou ainda para pagamento de obrigações decorrentes de plano de opção de ações.

Ações da Lopes (LPSB3)

A imobiliária Lopes Brasil é atualmente listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) com a ação ordinária LPSB3 que teve uma queda de 47,19% em 2020, segundo os registros do site Fundamentus. Até hoje, 20 de agosto, o papel vê uma desvalorização acumulada de 26% em 2021.

Atualmente, a Lopes tem seu capital social dividido em 147.554.631 de ações ordinárias. Do total, mais de 114,7 milhões são papéis em circulação (free float) na B3, sendo que a companhia não mantém ações em tesouraria até este momento.

- Veja o documento sobre a recompra de ações da LPS Brasil.