A Vero, uma das maiores provedoras de internet do país, protocolou no dia 18 de agosto, um pedido de registro de oferta pública inicial de ações (IPO na sigla em inglês) junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essa operação serve para permitir que a empresa abra capital no país e tenha ações sendo negociadas na bolsa de valores, a B3, no caso do Brasil.

Desta forma, caso o IPO ocorra conforme o planejamento inicial, a Vero será listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) em breve, no segmento Novo Mercado, que exige altos padrões de governança corporativa.

Vero fará IPO com ofertas primária e secundária

O IPO da Vero consistirá em distribuições primária e secundária de ações. Assim, parte do dinheiro levantado na operação será destinada aos cofres da empresa, enquanto outra quantia irá para determinados acionistas. Segundo o documento enviado à CVM, está vendendo ações na oferta secundária um conjunto de acionistas pessoas físicas da Vero.

Essa repartição entre os recursos levantados no IPO acontece porque, em regra, na distribuição primária ocorre a venda inicial de ações da empresa, que recebe o dinheiro. De outro lado, na oferta secundária os acionistas fazem a venda de ações, que estão em seus nomes, e por isso são eles quem recebem os recursos.

Ainda não é possível saber o potencial volume da oferta, a faixa indicativa das ações, a quantidade de ações a serem negociadas, dentre tantas outras informações sobre o IPO. A divulgação desses e outros dados serão divulgados no prospecto preliminar que deve ser apresentado conforme a tramitação da oferta.

Foram contratados como coordenadores do IPO da Vero as instituições financeiras Itaú BBA que é o coordenador-líder, UBS BB, BTG Pactual como agente estabilizador, Santander, XP Investimentos e J.P. Morgan.

Sobre a Vero

A Vero surgiu em 2019 por meio de uma união de oito empresas de internet, financiada por aporte da Vinci Partners, que detém cerca de 13% da empresa atualmente. Assim, a marca já nasceu com uma base de 130 mil clientes espalhados por 39 cidades do Brasil.

Hoje a Vero tem 500 mil clientes e é uma das maiores provedoras de internet do país com um resultado de 188 mil acessos no segundo trimestre de 2021, o que representa crescimento de 165% em relação ao mesmo período de 2020. Com isso, a empresa tornou-se a maior operadora de internet em número de conexões de Minas Gerais e do sul do país no ranking da Anatel.

Em Minas Gerais são 258 mil clientes presentes em 72 cidades do estado, que fazem a Vero ter uma participação de mercado (market share) de 31% no local. Já na região sul do Brasil a empresa mantém uma base de 242 mil clientes espalhados nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde o market share da Vero é de 36%.

Considerando números da recém-adquirida Neorede, a Vero tem uma rede de 1,8 milhão de casas passadas. Segundo o documento do IPO, no primeiro semestre de 2021 a empresa atingiu uma receita líquida de R$ 191 milhões, sendo um aumento anual de 149%.

Fonte: CVM/Vero.
Fonte: CVM/Vero.

Quanto ao serviço de fibra óptica, "a Vero conta com uma infraestrutura de cabos fiber-to-the-home (FTTH) de mais de 18,2 mil km nos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e backbone de 5,5 mil km, cobrindo um total de 152 cidades por meio da sua rede", consta no documento.

Além de internet por fibra óptica, a Vero também comercializa um portfólio com produtos digitais, fruto de parcerias com provedores de conteúdo, como Globoplay, Telecine, Cartoon Network, Sony e Paramount.

IPO das provedoras em 2021

Além da Vero que está preparando um IPO, outras provedoras de internet já fizeram a mesma operação - e concluíram - em 2021, sendo as gigantes Brisanet (BRIT3), Unifique (FIQE3) e Desktop (DESK3) que estão no TOP 15 das maiores empresas de banda larga fixa do Brasil em número de acessos no ranking da Anatel.

Ranking das maiores operadoras de internet do Brasil, estando entre elas empresas que fizeram IPO recentemente: Brisanet em 4º lugar, Unifique e Destop em 7º e 8º, respectivamente. Fonte: Anatel/Consulta em 20/08.
Ranking das maiores operadoras de internet (banda larga fixa) do Brasil, estando entre elas empresas que fizeram IPO recentemente: Brisanet em 4º lugar, Unifique e Desktop em 7º e 8º, respectivamente. - Fonte: Anatel/Consulta em 20/08.