Você já viu filmes que quando falam em bolsa de valores aparecem homens engravatados, falando alto no telefone e cheios de dinheiro? Pois saiba que na verdade, a realidade é muito diferente do que se passa nas telas de cinema.

No ano de 2019, a Bolsa de Valores Brasileira, mais conhecida como B3, atingiu a primeira vez 1 milhão de Pessoas Físicas investindo na bolsa. Após essa marca, ela cresceu cada vez mais. Em junho de 2021 foram quase 3,8 milhões de pessoas investindo, o que é mais de 50% em 12 meses.

Comparado com outros países, podemos dizer que é um número pequeno, porém já é uma grande mudança para a educação financeira do Brasil.

Antes mal se ouvia falar em termos como "ação ordinária" ou "mercado secundário". Mas com essas mudanças de comportamento na economia do país, já estão entrando no vocabulário e nas buscas de sites.

Independente de quem se considera uma pessoa sem perfil para investir, saber o que são as ações é muito importante para tomar decisões no cotidiano de sua economia.

Vamos ver o que são ações e o que é investir na bolsa.

O que são ações e como investir na Bolsa?

O que são ações?

Considerando a ideia de que uma empresa seja um bolo, as ações seriam as fatias dele, que podem ser vendidas para qualquer pessoa que tenha interesse nessa fatia. Então, adquirir uma ação é estar virando dono de um pequeno pedaço de uma empresa.

Porém, para essa empresa vender e um acionista comprar, ela precisa ser uma Sociedade Anônima de Capital Aberto e ter registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é o órgão estatal que fiscaliza e regulariza o mercado de valores mobiliários brasileiros.

Como funciona o mercado de ações?

No mercado de ações existem dois tipos: o Mercado Primário e o Mercado Secundário.

Pelo Mercado Primário são comercializadas as IPO (Initial Public Offering - Oferta Pública Inicial), onde é o momento que a empresa está entrando na Bolsa de Valores, ou Follow ons (emissões posteriores). Com isso, a empresa recebe esse dinheiro arrecadado e pode utilizá-lo para desenvolver seu negócio, investindo em produtos novos ou expandindo para outros países, por exemplo.

Após as ações serem comercializadas como IPO e Follow ons, agora só se pode comprar ou vender os papéis dessas empresas pelo Mercado Secundário, que é o responsável de negociar as ações para os investidores. Para vender suas ações, o acionista interessado contacta uma corretora de valores, que se responsabiliza a partir daí a vendê-las para outras pessoas.

Sendo assim, quanto mais pessoas comprarem os papéis de uma empresa, mais seu valor sobe. O mesmo serve ao contrário.

Quais são os tipos de ações que existem?

Além de entender o que são ações, é importante saber também quais são os tipos que são negociadas na Bolsa. As classificações para os tipos de ações mais conhecidas são as Ações Ordinárias (ON), as Ações Preferenciais (PN) e as units.

Como investir em ações?

Para que você comece a investir em ações, é necessário:

  1. Saber quais são seus objetivos;
  2. Abrir uma conta de investimentos em uma corretora;
  3. Escolher ações baseadas em seu perfil de investidor e nos seus objetivos;
  4. Mandar um pedido de compra por meio da corretora;
  5. Acompanhar como estão suas ações para saber a hora de vender.

Sempre estude bem sobre investimentos antes de comprar as ações e entenda qual seu perfil de investidor.

Antes de investir, evite cometer alguns erros como:

  • Comprar ações antes de realizar uma pesquisa sobre ela e a empresa;
  • Avaliar uma ação apenas pelo seu valor inicial;
  • Não vá por opiniões de quem não é especialista no assunto.