A partir de janeiro de 2022, a taxa de custódia do Tesouro Direto passará de 0,25% para 0,20%. A informação foi divulgada recentemente pelo secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt. A taxa é cobrada semestralmente, nos primeiros dias de julho ou janeiro, no pagamento de juros, na venda ou no encerramento da posição do investidor.

A redução entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022 e é válida para todos os produtos do Tesouro Nacional. Negociados de forma 100% online, eles possuem ampla gama de tipos de rentabilidade, podendo ser prefixados, ligados à variação da inflação ou à taxa Selic. Eles possibilitam, ainda, de forma facilitada, o acesso do investidor pessoa física aos títulos públicos.

Em agosto de 2020, a taxa de custódia para investimentos no Tesouro Selic até R$ 10 mil já havia sido reduzida de 0,25% para 0% ao ano. Com mais essa mudança, esse tipo de investimento que já vem se tornando atrativo em função do aumento da taxa básica de juros, deve receber ainda mais aplicações.

Tesouro Direto está olhando para o novo público investidor

Segundo Bittencourt, o Tesouro Nacional está ciente de uma mudança no perfil do público investidor, que além de ser mais jovem tem um ticket de entrada menor e é pensando nesse grupo que as mudanças estão acontecendo no Tesouro Direto. “Queremos fazer dele um produto que seja barato, acessível e seguro para o investidor”, afirmou

A novidade é um esforço conjunto de B3 e Secretaria do Tesouro Nacional e sobre isso, o diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3, Felipe Paiva, disse que "a parceria da B3 com a STN é antiga e rende frutos para os investidores há bastante tempo. Desenvolvemos juntos o Tesouro Direto, e essa redução da tarifa de custódia, além de outras medidas, é mais um sinal do nosso compromisso com o crescimento e democratização do mercado de capitais”.

Além disso, ambas os órgãos destacaram que a mudança está em linha com os esforços de aprimoramento do serviço pelas duas instituições que, recentemente, também anunciaram a liquidação dos produtos para D0. Além disso, foi incorporado um chatbot no site do TD, com a intenção de aprimorar ainda mais a experiência do atendimento ao investidor.