Dar o primeiro passo para ingressar no mercado de investimentos nem sempre é fácil. Muitas vezes, o que falta é um pequeno empurrãozinho. É dito isso, pois muitas pessoas querem começar a investir, mas não sabem por onde começar.

Para dar início a uma vida financeira melhor, é necessário conhecer os principais investimentos para iniciantes. Embora pareça um bicho de sete cabeças, é mais fácil do que parece. Entretanto, é necessário ter cautela, disciplina e objetivos claros, em especial em relação ao tempo.

Sendo assim, confira abaixo, os quatro principais investimentos para iniciantes, e confira algumas dicas para quem está iniciando nesse mundo dos negócios.

4 investimentos para iniciantes

A seguir, veja os quatro principais investimentos para iniciantes:

1. Tesouro Selic

Um dos mais populares e bastante indicado para a formação de uma reserva de emergência, o Tesouro Direito é a porta de entrada para o mundo dos investimentos, em especial o Tesouro Selic.

Ele é indicado para quem busca um baixo risco, alta liquidez, e rentabilidade relacionada à taxa Selic. Além disso, é um investimento de renda fixa pós-fixada por acompanhar o desempenho de um indicador da economia do Brasil. Ou seja, da Selic.

2. CDB

Outro investimento interessante é o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Ele é emitido por bancos, que retém o seu dinheiro, em troca de financiar as suas próprias atividades. Ou seja, você empresta dinheiro ao banco. Em troca disso, o banco te paga juros calculados em cima desse empréstimo.

3. LCI e LCA

A LCI é a Letra de Crédito Imobiliário, e a LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio. Ambos são emitidos por bancos comerciais, mas com objetivos diferentes. Para você que investe, não há muita diferença, mas para o banco que faz a emissão dos títulos sim: o destino do dinheiro.

Um dos grandes atrativos é que esses dois investimentos para iniciantes são isentos de Imposto de Renda. Além disso, os dois contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

4. RDB

O Recibo de Depósito bancário (RDB) é um título de renda fixa, atrelado ao CDI, que opera de forma semelhante ao CDB. Ou seja, você empresta o dinheiro para a instituição financeira que emite o título, e o recebe de volta com juros, que no caso, são os rendimentos do RDB.

Ele também é um investimento seguro, já que conta com a proteção do FGC. O valor investido no RDB é resgatado apenas no vencimento. Sendo assim, tenha certeza de que não vai precisar do dinheiro antes.

Como investir neles?

Agora você deve estar se perguntando: mas afinal, como investir em cada um desses ativos, não é mesmo? Bom, no caso CDBs, LCIs, LCAs e RDBs, o investimento pode ser feito, na maior parte dos casos, por meio do aplicativo do seu banco. Caso você se sinta mais seguro e prefira um auxílio na hora de fazer o primeiro investimento, você também pode buscar uma agência e conversar pessoalmente com algum funcionário que dará todas as orientações.

Já no caso do Tesouro Selic, ou mesmo de qualquer outro título do Tesouro Direto, os investimentos podem ser feitos diretamente pelo site do Tesouro Nacional. Indo na aba "títulos" e em seguida clicando em "preços e taxas" é possível todas as opções disponíveis, quanto custa cada uma delas e fazer simulações de investimentos.

Além disso, os aplicativos de alguns bancos também oferecem a intermediação no investimento em títulos do Tesouro Direto. O mesmo acontece em alguns aplicativos de corretoras de investimento, caso você já tenha conta em alguma delas.