No dia 18 de maio, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a segunda etapa do processo de privatização da Eletrobras. E quem tem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) terá a oportunidade de adquirir ações da companhia.

Sendo atualmente a maior empresa brasileira do setor elétrico, as ações da Eletrobras (ELET3) integram a Bolsa de Valores com participação de 0,65% no Ibovespa. Com isso, é possível que investidores interessados nas novas oportunidades desse segmento comprem papéis da empresa.

Mas será que vale a pena investir em ações da Eletrobras (ELET3)? Confira na matéria abaixo.

O que é a Eletrobras (ELET3)?

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (ELET3) é uma empresa na qual tem controle do Governo Federal. A companhia foi criada pela Lei nº 3.890-A, de 1962, realizou seu IPO no ano de 1998.

O investidor pode negociar as ações da Eletrobras na B3 (Bolsa de Valores brasileira) utilizando os ELET3, ELET5 e ELET6. Além do Brasil, os papéis da companhia são negociados nos Estados Unidos e na Espanha.​​

A empresa possui mais de 601.142.455 ações gerenciadas, sendo 38,32% destas em free float. Existem outras organizações que também direcionam seus serviços no setor elétrico, como é o caso da Neoenergia (NEOE3) e a Engie Brasil (EGIE3), por exemplo.

O que faz a Eletrobras (ELET3)?

Sua principal função é gerar, transmitir e distribuir energia elétrica para todo o Brasil. A empresa também promove estudos, projetos de construção e operação de usinas de geração e linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

A companhia também é responsável por administrar programas do governo que são voltados ao desenvolvimento do setor elétrico, como:

  • Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica);
  • Luz para Todos (Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica);
  • Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).

Como a Eletrobras (ELET3) atua?

A Eletrobras (ELET3) tem atuação em todo território brasileiro, com capacidade geradora equivalente a um terço do total da capacidade instalada de produção de energia elétrica no Brasil.

A empresa conta com 48 usinas hidrelétricas, 12 termelétricas a gás natural, óleo e carvão, duas termonucleares, 62 usinas eólicas e uma usina solar.

Em média, 89% da malha de linhas de transmissão de energia do Brasil são linhas corporativas do sistema Eletrobras.

Além do mais, cerca de 96% da capacidade instalada da companhia vem de fontes com baixa emissão de gases de efeito estufa ("GEE"), como solar, nuclear, eólica e hidráulica.

Isso faz com que a companhia seja uma das maiores do mundo no quesito de geração de energia limpa e renovável.

Onde e como são negociadas as ações da Eletrobras (ELET3)?

O ticker da Eletrobras (ELET3) é negociado na bolsa de valores brasileira através de plataformas digitais. A empresa possui ações preferenciais de diferentes classes, sendo eles: ELET5 PNA e ELET6 PNB, que costumam variar de acordo com a empresa emissora da ação.

Para investidores que pretendem adquirir ações da Eletrobras, é necessário abrir uma conta em alguma corretora de valores, na qual deve estar devidamente credenciada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Após, é preciso realizar uma TED (transferência de valor) para fazer os aportes. Depois, escolha as ações do banco pelos tickers ELET5, ELET6 ou ELET3.

Vale a pena investir na Eletrobras (ELET3)?

Por ser a maior empresa do setor elétrico do país, a Eletrobras tem pontos positivos na hora de investir na empresa. Outro fator é que a companhia se destaca pelo seu modelo de produção sustentável. Um exemplo disso é que ela recebeu o título de Carbon Clean 200 e de Empresa mais inovadora do país - Eletrobrás Furnas.

Porém, o fato do Governo Federal ser o sócio majoritário pode ser considerada uma desvantagem, já que ele pode ter maior participação nas decisões em assembleias.

É importante realizar uma análise fundamentalista antes de comprar ações da Eletrobras, pois com isso será possível acompanhar seus investimentos e conferir se eles estão sendo feitos de maneira prudente. Isso vale tanto para a Eletrobras (ELET3) como para outra empresa da B3.