O mercado de ações passou por forte volatilidade durante o ano de 2020, muito por influência da pandemia da covid-19 que travou economias globais e assustou investidores mundo afora. Ainda assim, a bolsa de valores brasileira conseguiu superar 3 milhões de investidores ativos, colocando o mercado de capitais em destaque.

Um dos motivos disso foi a nova era de juros baixos no país, que têm apertado os investimentos de renda fixa, deixando os ativos de renda variável ainda mais atraentes. Nesse meio, há aqueles que precisam diversificar a carteira de investimentos, mas também abriga os investidores que buscam multiplicar o capital investido em prazos menores.

"Um legado importante para o investidor é que a volatilidade deixou de ser vista como algo ruim, que assusta, que bota medo. Na medida em que ele se educa e vivencia grandes oscilações, compreende que volatilidade faz parte da dinâmica do mercado e é também uma oportunidade, dependendo da estratégia de investimentos. O pensamento de médio e longo prazo já faz parte da mentalidade de boa parte dessa nova safra que começa a investir (...), explica o diretor de Relacionamento com Clientes-Pessoa Física da B3, Felipe Paiva.

Desta forma, está aumentando cada vez mais a procura por boas empresas para investir dinheiro no país. Se esse é seu caso, veja abaixo uma lista com 64 papeis, sendo 11 de gigantes estrangeiras, que estão sendo recomendados por especialistas do mercado financeiro para 2021.

Ações para comprar em 2021

Segundo os especialistas da XP Investimentos, alguns setores da economia podem registrar melhores resultados este ano, entre eles várias commodities: energia, petróleo e gás, mineração, siderurgia, papel e celulose, setor financeiro e varejo.

Além de trazer relevantes projeções para os setores que devem melhor driblar a pandemia, os especialistas da corretora também citaram as ações favoritas do time para 2021:

Empresa Ação Setor
Petrobras PETR3 e PETR4 Petóleo & Gás e Energia
Omega Geração OMGE3 Energia
Cesp CESP6 Energia
Vale VALE3 Mineração & Siderurgia
Klabin KLBN11 Papel & Celulose
Banco do Brasil BBAS3 Setor financeiro
C&A CEAB3 Varejo
Pague Menos PGMN3 Varejo
Fonte: projeções dos especialistas da XP Investimentos.

Guide Investimentos

A Guide divulgou uma retrospectiva dos eventos de 2020, que tanto impactaram a economia mundial, e as perspectivas para 2021.

Pelo relatório — que tem o histórico dos últimos eventos nos mercados ecônomico e financeiro do Brasil e do mundo, riscos detectados e expectativas — a Guide divulga sua carteira de 2021, que é composta por 9 ações brasileiras e um papel estrangeiro (a empresa Mercado Livre), veja:

Empresa Ação ou BDR Peso (%) Setor
B3 B3SA3 10 Financeiro
CCR CCRO3 10 Transporte
CVC CVCB3 10 Viagens e lazer
Itaú Unibanco ITUB4 10 Financeiro
Klabin KLBN11 10 Papel & Celulose
Mercado Livre MELI34 (BDR) 10 Comércio eletrônico
Movida MOVI3 10 Aluguel de carros e outros
Multiplan MULT3 10 Exploração de imóveis
Petrobras PETR4 10 Petóleo & Gás e Energia
Vale VALE3 10 Mineração
Fonte: relatório da Guide Investimentos

"(...) optamos por retratar o nosso ingresso neste novo ano como um piquenique à beira de um vulcão: ao mesmo tempo em que há o conforto do fim de uma pandemia, não podemos esquecer que o perigo ainda mora ao lado", disse a Guide por relatório. Para os especialistas, aqui no Brasil o cenário é ainda mais difícil devido às pendências fiscais do governo.

Suno Research

Em uma profissional análise fundamentalista de empresas, o time da Suno Research lista desde o fim do ano passado três ações que mais criam expectativas para 2021, sendo elas:

Empresa Ação Setor
M. Dias Branco MDIA3 Alimentos
Alupar ALUP11 Energia
Telefônica (Vivo) VIVT3 Telecomunicações
Fonte: Suno Research.

Em geral, segundo Tiago Reis, fundador da Suno, as três empresas estão bem posicionadas em seus respectivos setores e apontam para bons resultados no fim de 2021, o que pode valorizar as ações, visto que desvalorizaram bastante em 2020.

Warren Pills

Em tom educacional, os especialistas da corretora listam para este ano 5 ações que podem entrar para os estudos de quem deseja investir no longo prazo, começando em 2021. São elas:

Empresa Ação Setor
Lojas Renner LREN3 Comércio
Localiza RENT3 Transporte e Logística
Magazine Luiza MGLU3 Comércio
Equatorial Energia EQTL3 Energia elétrica
OdontoPrev ODPV3 Saúde
Fonte: Warren Pills.

Nord Research

Após análise do cenário brasileiro e do desempenho de empresas, os especialistas da Nord Research selecionaram três ações que mostram chances de resultados consistentes no fim de 2021:

Empresa Ação Setor
Unidas LCAM3 Aluguel de carros e outros
PetroRio PRIO3 Petróleo, Gás e Biocombustíveis
MRV MRVE3 Construção e engenharia
Fonte: Nord Research.

"A pandemia e a recessão darão lugar, em 2021, a uma forte recuperação das economias, com as vacinas sendo disseminadas e as pessoas voltando ao trabalho", projeta o analista de ações e sócio-fundador da Nord Research, Bruce Barbosa. No Brasil, além da retomada da economia, outros eventos devem acontecer, como as reformas, privatizações e a manutenção da taxa básica de juros em patamares baixos, disse o analista.

Após fechar 2020 na mínima histórica (2% ao ano), a taxa selic deve terminar 2021 por volta dos 3% a.a., conforme as últimas projeções do mercado, divulgadas pelo Banco Central. Vale citar que o Copom, responsvável por regular a taxa básica de juros, vai realizar reuniões em 19 e 20 de janeiro deste ano para discutir a nova selic para as próximas semanas.

Economatica lista 25 ações para dividendos

Por sua vez, a Economatica divulgou uma lista com foco em dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) para 2021. São 25 ações de empresas cujos números apontam para remuneração aos acionistas num patamar acima da taxa selic, que deve variar entre 2 a 3% este ano. Veja:

Empresa Ação Setor/segmento Dividend yield projetado para 2021
Enauta ENAT3 Petóleo & Gás e Energia 9,64%
Taesa TAEE11 Energia elétrica 9,63%
Wiz WIZS3 Corretoras de seguros 8,32%
Cyrela CCPR3 Exploração de imóveis 6,80%
AES Tietê TIET11 Energia elétrica 6,37%
CTEEP TRPL4 Energia elétrica 6,26%
Cyrela CYRE3 Incorporações 6,16%
CPFL Energia CPFE3 Energia elétrica 5,53%
Camil CAML3 Alimentos diversos 5,27%
Porto Seguro PSSA3 Seguradoras 4,37%
Copel CPLE6 (PNB) Energia elétrica 4,14%
SulAmérica SULA11 Seguradoras 4,08%
Copel CPLE3 (ON) Energia elétrica 4,03%
Engie Brasil EGIE3 Energia elétrica 3,92%
Banco Pan BPAN4 Bancos 3,90%
SLC Agrícola SLCE3 Agricultura 3,59%
Odontoprev ODPV3 Serviços médico-hospitalares 3,48%
Hypera HYPE3 Medicamentos e outros produtos 3,43%
B3 B3SA3 Serviços financeiros diversos 3,11%
Multiplan MULT3 Exploração de imóveis 2,57%
Cia. Hering HGTX3 Vestuário 2,56%
Minerva BEEF3 Carnes e derivados 2,53%
Neoenergia NEOE3 Energia elétrica 2,32%
M. Dias Branco MDIA3 Alimentos diversos 2,08%
Fonte: Economatica.


Segue na liderança da lista a Enauta ENAT3, que registrou um Dividend Yield de 7,14% em 2020. "Considerando que a empresa no ano de 2020 consolide o lucro superior ao de 2019 e que mantenha a política de distribuição de dividendos em 2021 equivalente ao de 2020, o Dividend Yield projetado para o ano de 2021 é de 9,64%", explica a Economatica em relatório.

BDR's são uma boa para 2021? XP lista 10 papeis

Em 2020 a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou o investimento de BDR's (sigla em inglês para Brazilian Depositary Receipts), que permitem o acesso a ações estrangeiras pela bolsa de valores brasileira, para investidores físicos.

Antes, esse tipo de investimento só era permitido para quem tivesse R$ 1 milhão em valores mobiliários. Assim, a liberação de BDR's para os pequenos investidores é um episódio importante para o mercado financeiro brasileiro, visto que facilita o acesso a ações de empresas globais por qualquer pessoa pelas corretoras de investimentos.

Quem possui BDR's na carteira tem todos os direitos acionários da empresa, como se fosse um acionista tradicional. Com isso, pode-se investir em gigantes estrangeiras, como Berkshire Hathaway, Facebook, Google, Apple e Amazon; negociadas nos maiores mercados do planeta.

Além disso, o investidor brasileiro ainda pode usar as BDR's para diversificar a carteira em meio aos atuais juros baixos e para aproveitar a valorização de outras moedas, como o dólar.

Considerando isso, vale a pena conferir a lista com 10 BDR's da XP Investimentos para foco em ganhos a longo prazo:

Empresa BDR
Activision Blizzard ATVI34
Alibaba Group BABA34
Amazon AMZO34
Berkshire Hathaway BERK34
Facebook FBOK34
Google GOGL34
Johnson & Johnson JNJB34
Microsoft MSFT34
Nike NIKE34
The Walt Disney Company DISB34
Fonte: XP Investimentos.

A escolha de ações

O investidor deve optar por ações que estejam em equilíbrio com os objetivos das aplicações e com os conhecimentos já adquiridos.

Se o foco está nos ganhos com dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) ao longo dos anos, são indicados papeis de empresas sólidas, já consolidadas nos setores que atuam (que geralmente têm um potencial de valorização tímido, mas ainda assim registram fortes números, alta geração de caixa e etc.), sendo aqui a área de atuação de investidores do tipo moderado ou que são iniciantes na bolsa, geralmente.

De outro lado, quem busca ganhos a prazos menores (investidor do tipo agressivo) deve ter alta tolerância a riscos, pois as ações indicadas nesse caso são aquelas de empresas que podem decolar na bolsa com forte valorização no curto prazo, mas que apresentam ao mesmo tempo intensa volatilidade das cotações e incerteza quanto ao rumo da empresa, sendo recomendados para os mais experientes em investimentos.