Small Caps é o nome dado para ações de empresas com valor de mercado abaixo das gigantes do setor, assim tendo um potencial de crescimento alto, sendo o caso de empreendimentos jovens e novatos no mercado financeiro. São o contrário das grandes empresas que já estão consolidadas no mercado.

Em 2021 houve uma nova onda de oferta pública inicial (IPO), operação que traz mais empresas para a Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, e assim ainda mais ações aos investidores, bem como mais oportunidades de small caps.

Apesar de não haver uma regra fixa para a classificação de uma ação como small cap, os especialistas fazem essa análise com base no valor de mercado da empresa: a small cap tem valor de mercado (capitalização) menor frente às demais. O banco de investimentos BTG Pactual, por exemplo, fixa um valor de mercado informal de R$ 15 bilhões em sua carteira recomendada.

Desta forma, ao investir em uma small cap, você estará compondo sua carteira com um ativo variável de teor muito arriscado, visto que a empresa ainda está encaixando as atividades e tentando conquistar seu lugar em meio à concorrência, assim, consequentemente, os ganhos que esse tipo de ativo pode gerar costumam ser significativos - assim como as perdas.

Quer ter uma ideia de quais ações são classificadas como small cap? Então veja abaixo a carteira elaborada pelo BTG Pactual composta por 10 ativos desse tipo, recomendada para abril de 2022:

Carteira de Small Caps do BTG possui 10 ações

Os especialistas em ações do BTG Pactual mantêm várias recomendações públicas, como carteiras focadas em ações, dividendos e small caps. Quanto a estas, em outubro do ano passado os analistas tomaram a decisão de aumentar o portfólio de 5 para 10 ações, devido ao avanço desse tipo de ativo nos últimos anos.

"Decidimos aumentar nosso portfólio de Small Caps para 10 ações, de 5, uma vez que o número de opções de small caps listadas aumentou significativamente nos últimos dois anos. Acreditamos que, ao aumentar o número de ações, oferecemos aos nossos clientes um portfólio mais diversificado e abrangente", disseram os especialistas do BTG Pactual.

BTG troca GetNet (GETT11) pela Cielo (CIEL3)

Também estreando na carteira com 10 ações para abril, a empresa de pagamentos Cielo (CIEL3) passa a ser recomendada pelo BTG Pactual como Small Cap nesse mês, sendo a única alteração no portfólio. Para isso, os especialistas retiraram as ações da GetNet (GETT11), braço do Grupo Santander.

CLSA3, VAMO3 e GETT11 foram as novidades de março

Em março, os especialistas do BTG Pactual dediciram voltar as ações da ClearSale (CLSA3), empresa de soluções antifraude para setores como e-commerce e telecomunicações que estreou na B3 em julho de 2021 e segue recomendada em abril de 2022.

Outras duas novidades no mês foram a locadora de veículos Vamos (VAMO3), controlada pela Simpar (SIMH3) - que segue na carteira em abril - e a empresa de pagamentos GetNet (GETT11) - ambas com estreias recentes na B3.

Dando espaço às novatas, saíram da carteira nesse mês o Banco ABC, a Sinqia e a Santos Brasil.

ORVR3, IGTI11, SMTO3: as novidades de fevereiro

Voltando ao portfólio, as ações da Orizon (ORVR3), empresa de tratamento e valorização de resíduos que vai completar um ano de B3, entraram para a carteira de fevereiro do BTG Pactual, como small cap e seguem indicadas em abril.

Outras novidades do mês, segundo o BTG Pactual, foram a empresa de shoppings Iguatemi (IGTI11) e a operadora brasileira no setor sucroenergético São Martinho (SMTO3) - ambas recomendadas em abril.

Para dar espaço às novidades, saíram da carteira nesse mês a Track & Field, 3tentos e a Clearsale.

LWSA3 e STBP3 entraram em janeiro

Vale mencionar ainda que a carteira de small caps em janeiro contou com duas novidades: a empresa de hospedagem de sites e outros serviços digitais Locaweb (LWSA3), que segue recomendada em abril, e a empresa de logística Santos Brasil (STBP3), que não está mais no portfólio.

Small Caps em abril de 2022: veja a carteira completa do BTG Pactual

Junto às sete ações das empresas citadas acima, a carteira de Small Caps para abril de 2022, segundo o BTG Pactual, é completada pela Companhia Brasileira de Alumínio, a CBA (CBAV3), 3R Petroleum (RRRP3) e a Desktop (DESK3).

Veja abaixo todas as 10 ações da carteira de Small Caps de abril do BTG, bem como os respectivos valores de maercado:

Carteira de Small Caps de abril 2022 - BTG Pactual
Empresa Ação Setor Valor de mercado (R$ bilhão) Peso (%)
São Martinho SMTO3 Agronegócio 15.365 10
Vamos VAMO3 Aluguel de Veículos 12.393 10
CBA CBAV3 Metais & Mineração 11.946 10
3R Petroleum RRRP3 Petróleo & Gás 8.479 10
Cielo CIEL3 Financeiro 8.403 10
Locaweb LWSA3 Tecnologia 5.927 10
Iguatemi IGTI11 Shoppings 3.069 10
Orizon ORVR3 Serviços Básicos 2.231 10
Desktop DESK3 Tecnologia 1.515 10
ClearSale CLSA3 Tecnologia 1.107 10
Fonte: BTG Pactual.

Desempenho da carteira

Em março de 2022 (quando a carteira contava com a GetNet), a carteira BTG SMLL apresentou uma performance positiva de 1,6%, contra altas de 8,1% do índice SMLL e de 4,2% do IBOV.

Em fevereiro, a Carteira de Small Caps do BTG Pactual (BTG SMLL) teve uma performance positiva de 0,4%, contra a queda de 4,6% do índice SMLL e o desempenho positivo de 2,7% do Índice Bovespa (IBOV).

Segundo o banco de investimentos, desde julho de 2010, a carteira acumula uma rentabilidade de 2.445%, contra 121,9% do SMLL e 96,9% do IBOV.