Após o Nubank lançar no mercado uma nova ferramenta: as Caixinhas do Nubank, uma nova forma de guardar dinheiro foi divulgada pela fintech. Acontece que agora, com essa nova funcionalidade, houve uma mudança também no rendimento da NuConta.

Quando surgiu no mercado o banco digital chamou a atenção dos brasileiros porque um dos produtos que oferecia era o rendimento de 100% do CDI diário. A partir de agora, porém, o rendimento automático será um pouco diferente.

A novidade ficou um tanto quanto mascarada em meio ao anúncio das Caixinhas do Nubank, mas os clientes mais atentos já perceberam o ajuste e isso, inclusive já está dando o que falar nas redes sociais, como mostra os comentários abaixo, feitos em um posto do Nubank no Twitter.

Abaixo, entenda melhor o que são as Caixinhas do Nubank e essa mudança que acontece no rendimento a partir de agora.

O que são as Caixinhas do Nubank?

A nova função é parecida com o "Guardar Dinheiro", uma funcionalidade que foi liberada para os clientes do banco há alguns meses e que já vinha permitindo uma organização, separando o dinheiro guardado do dinheiro usado no dia a dia.

No entanto, agora o valor pode ser separando de acordo com diferentes planos, ou seja, é possível ter a Caixinha da Reserva de Emergência, a Caixinha da Casa Própria, a da Viagem de Férias, etc.

Além disso, assim como a função Guardar Dinheiro, as Caixinhas terão possibilidades de rendimentos, que fazem com que seu dinheiro guardado não fique parado. Serão duas opções:

Mudança no rendimento automático

Assim, segundo o Nubank o rendimento automático da conta do Nubank e da função Dinheiro Guardado vai continuar, mas de um jeito diferente: o valor de novos depósitos que permanecerem por mais de 30 dias na conta vai render 100% do CDI automaticamente todos os dias úteis.

Assim que chegar o 31º dia, seu dinheiro recebe automaticamente o rendimento retroativo dos 30 dias iniciais e, a partir daí, passa a render todos os dias úteis. Ou seja, a liquidez do Nubank agora passa a ser parecida com a da poupança, que também só rende depois de 30 dias.

A diferença é que após os 30 primeiros dias o rendimento do dinheiro na NuConta volta a ser diário enquanto que a poupança segue tendo uma liquidez mensal.

Vantagens e desvantagens

Como tudo, essa novidade tem suas vantagens e também suas desvantagens. Por um lado, não ter o rendimento diário faz com que o cliente do banco tenha que esperar os primeiros 30 dias para movimentar o dinheiro, ou seja, a liquidez que era considerada uma das melhores agora já não é tão boa.

Por outro lado, não haverá mais os descontos relacionados ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Esse é um tributo que incide justamente sobre os rendimentos das aplicações financeiras e ocorre nos resgates efetuados em um período inferior a 30 dias da data da aplicação.

Agora, com as pessoas deixando o dinheiro por, pelo menos 30 dias, o desconto não acontecerá mais. E no caso de a pessoa precisar tirar o dinheiro antes dos 30 dias, não haverá rendimento e, portanto, não haverá imposto.

Alíquotas do IOF

Apenas a título de curiosidade, veja abaixo quais eram os descontos do IOF até então sobre os rendimentos da NuConta:

Número de dias Alíquota
1 96%
2 93%
3 90%
4 86%
5 83%
6 80%
7 76%
8 73%
9 70%
10 66%
11 63%
12 60%
13 56%
14 53%
15 50%
16 46%
17 43%
18 40%
19 36%
20 33%
21 30%
22 26%
23 23%
24 20%
25 16%
26 13%
27 10%
28 6%
29 3%
30 0%

Aplicações das Caixinhas do Nubank

E quanto às aplicações relacionadas às Caixinhas do Nubank, ficou curioso. Se quiser saber um pouquinho mais sobre as duas opções que serão disponibilizadas como uma alternativa de bonns rendimentos, é só conferir abaixo.

RDB do Nubank

A sigla RDB significa Recibo de Depósito Bancário. É um investimento de renda fixa atrelado ao CDI que funciona de maneira semelhante ao CDB - Certificado de Depósito Bancário.

Em outras palavras, é como se você estivesse emprestando seu dinheiro para a instituição financeira (no caso, o Nubank), que emite o título, e você o recebe de volta com juros, que, no caso, são os rendimentos do RDB.

É um investimento considerado seguro, pois conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite total de R$ 250 mil por cliente em cada instituição financeira. E a liquidez é imediata (D+0) ou em até um dia útil.

Fundo Nu Reserva Imediata

O fundo Nu Reserva Imediata é um fundo de renda fixa de baixo risco que permite resgatar seu dinheiro rapidamente, pois tem liquidez diária (D+0). Isso significa que, quando resgatado, o dinheiro entrará na sua conta em no máximo um dia útil após o pedido de resgate.

A estratégia desse fundo é investir em renda fixa por meio de cotas de fundos que possuem títulos públicos do Tesouro Nacional e títulos privados de baixo risco como CDBs e debêntures. Por meio desta estratégia, o fundo tem potencial de superar o CDI no longo prazo.